sábado, 24 de outubro de 2009

Rad Tools

Rad tools é um conjunto der aplicativos de compactação e reprodução dos arquivos de vídeo Smacker, que ó o formato de vídeo das cinematics de StarCraft. Os arquivos SMK, dentro da pasta smk são os vídeos, basta extrai-los e reproduzir com o rad tools. Esse formato já foi usado em mais de 2000 jogos, e é simples. Ele possui também a opção de transformar vídeos em auto-executáveis para reprodução sem necessidade de players.

download:
http://files.campaigncreations.org/resources/sc/programs/RADTools.zip

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

StarCraft: A Lenda

    Desde que foi lançado em 1998, StarCraft teve apenas sua aclamada expansão BroodWar e nada mais, enquanto novas tecnologias surgiam, incríveis efeitos visuais, jogabilidades novas e muitas outras coisas, ele permaneceu inalterado e com sua baixa resolução de 640x480. Mas outra coisa nesse tempo permaneceu também inalterada, ou melhor, crescendo a cada dia, sua legião de fãs. Mesmo com novos jogos também grandiosos como Age of Empires II, III e WarCraft 3, ele não foi deixado de lado. Ele resistiu com bravuras e honra, e com enorme dedicação dos seus fãs(como eu que abri esse blog). Mas porque isso? Que tem esse jogo? Para tentar responder essas questões voi listar alguns motivos.

1- Quem joga ama e vicia-se.
2- Ninguém jamais jogou e não quis jogar de novo.
3- Surpresa com a qualidade do jogo com relação ao ano de lançamento.
4- Jogabilidade incrivelmente diversificada pelas raças.
5- E por último e mais importante, a melhor história de games de todos os tempos, principalmente na expansão BroodWar.

Graças a isso e muito mais, o jogo já foi eleito por muitos jogadores pelo mundo O melhor Jogo de Todos Os Tempos. Isso o transformou não só num simples jogo, mas Starcraft passou a ser Uma Lenda, viva e resistente e se expandindo. Para se ter uma idéia, na Coréia existem jogadores profissionais que jogam em campeonatos televisionados, alguns jogadores chegam a ganhar R$ 200.000,00 em jogos por ano. Esses são marcos que nem mesmo os avançados jogos atuais na sua maioria podem atingir.

Se quiser então sentir essa paixão, jogue um pouco e você verá porque StartCraft é uma lenda.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

BinEdit 2 e TblPad

Esses são os dois programas necessários para traduzir o jogo em si(menus, caixas de diálogos, dicas, etc). Veja a descrição:

BinEdit 2

O BinEdit 2 edita os menus e as caixas de diálogos do jogo, os arquivos bin que contem essas informações ficam na pasta "REZ\" dos arquivos mpq. É só abrir esses arquivos bin e editar, é de fácil uso e no menu view, tem a opção previw, para previsualizar. Dica, o nome visível na caixa de diálogo chama-se label, e aprimeira letra do label no BinEdit é a tecla de atalho no teclado, somente apartir do segundo caractere será mostrado durante o jogo. Para formatação é semelhante a código comum, os mais usado é "<4>" para iniciar o verde escuro característicos de destaque das teclas de atalho e "<1>" para o texto na cor e formato padrão.

Download:
http://files.campaigncreations.org/resources/sc/programs/BinEdit2.zip

TblPad

 Esse editor edita os arquivos tbl, também na pasta "REZ" dos arquivos mpq, que são os arquivos que contém as dicas, nomes das unidades, upgrades, construções, etc.É de facílimo uso;


Download:
http://files.campaigncreations.org/resources/sc/programs/TblPad.zip


Tradução Campanha Veterana

Quem já vasculhou as pastas do jogo, sabe que o BroodWar adiciona uma campanha extra, de nível veterana, ela fica na pasta "\maps\campaign". Trata-se de uma campanha oficial da Blizzard, onde você luta contra um pirata contrabandista. Nela há muitos novos heróis, além de ser uma campanha multi-escolha, ou seja, as decisões no cenário afetarão a sua missão seguinte. Eu a traduzi e disponibilizo ela para download.

download:
http://sharex.xpg.com.br/files/3703561462/campaign.rar.html

ou

http://www.multiupload.com/QUDNOVSU9H

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Gateway Editor

Esse pequeno utilitário permite editar os servers de Starcraft, e também de outros jogos da Blizzard, como Diablo e Warcraft 3. Ele adiciona, remove, edita e também testa os gateways(servers).

Download:

http://sharex.xpg.com.br/files/3563761997/Gateway_Editor.rar.html

Bom, baixado o Gateway editor, coloque-o na pasta do jogo.Ao abri-lo você verá
algumas opções á direita. Clique em "Add Gateway" pra adicionar um server. Fazendo isso,
você vê que vai precisar de 3 informações: Nome do server, o zone ou timezone (fuso horário)
e o IP, ou seja, o endereço mesmo do server.
Aqui embaixo, eu coloquei três servers piratas que eu conheço. O único brasileiro é o Arena brasil,
mas na Iccup tem vários brasileiros que jogam também, e é um bom lugar pra treinar.

Nome: The Abyss (Iccup)
Zone: 3
IP : sc.theabyss.ru

Nome: Podolsk
Zone: -3
IP : games.podolsk.ru

Nome: Arena Brasil
Zone: 3
IP : bnet.arenabrasil.net

Após adicionar os servers (gateways), você DEVE clicar em "Detect All Gateways",
pra valida-los.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: VEJA SE A VERSÃO DO SEU JOGO É COMPATÍVEL COM A VERSÃO ATUAL DO SERVER! ISSO É IMPORTANTÍSSIMO PRA VOCÊ CONSEGUIR SE CONECTAR.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Introdução

Bem, creio que todos já devem saber que StarCraft II vai sair, mas vou postar aqui como será esse lançamento e alguns detalhes importantes desse esperadíssimo jogo. Ele será dividido em 3 partes, cada uma dedicada a uma única raça, embora teremos acesso a todas as raças no Battlenet.Serão uma lançada a cada ano, são na ordem de lançamentos seguinte: StarCraft II: Wings of Liberty (Terran), StarCraft II: Heart of the Swarm (Zerg) e por ultimo StarCraft II: Legacy of the Void (Protoss). O fato principal é a continuação intacta da história(isso mesmo, com missão secreta e tudo mais), sendo que começa 4 anos após o BroodWar. O fato principal é a volta dos Xel'Naga, os criadores dos Protoss e dos Zergs, que como Zeratul fala na cinematic, voltariam para Salva-los ou Destruilos?!, se quiser saber mais sobre Xel'Nagas, clique  aqui, ou vá no marcador "Histórias" do site e olhe o inicio do jogo original. Outro fato relevante é que Kerrigan, embora tivesse o poder para dominar o universo após vencer todas as outras raças no BroodWar, permaneceu "quieta" nesses quatro anos, e em cinematic se mostra para Zeratul. Não postarei aqui gameplay, apenas as as cinematic que revelam pequenas informações sobre a nova história. Sugiro que as assistam, pois me deixaram com agua na boca esperando pelo jogo:










segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ferramentas Key

Posto agora ferramentas para a CD key do jogo:

StarCraft Key generator

Gera keys para poder jogar no Battle.net, não é 100% garantido que sua key vai ser única, mas é melhor tentar, se não der, gera outra e muda com o key changer.

download:

http://sharex.xpg.com.br/files/7605869913/cdkeygen.rar

StarCraft Key Grabber

Ele é capaz de mostrar qual key você instalou no jogo, para isso, você deve iniciar o jogo, ir em battle net, e abrir um servidor qualuqer NÃO LOGUE!, não precisa nem de conexão com a internet, dê um ALT+TAB, e abra o programa e clique em grab. Nota: ele é feito para a vers]ao 1.16.0, mas testei e funciona com a 1.16.1 também.

download:

http://www.gamethreat.net/forums/attachments/old-downloads/12426d1227600050-starcraft-cd-key-number-grabber-1-16-0-source-code-included-logos_starcraft_cd_key_number_grabber_for_1_16_0.zip


StarCraft Key validator

Bem simples, verifica apenas se uma key é válida(correta) para se usar na instalação do jogo, não use traços.

download:

http://www.creepcolony.com/cdkval.zip



StarCraft Key Changer

Esse é muito útil, ele permite que você altere sua CD key para outra sem precisar reeinstalar, só tem uma má notícia, não funciona a partir da versão 1.15, pelo menos tem dizendo no site que o produziu e testei no meu 1.16.1 e não funcionou, se em alguem com versão acima de 1.15 testar e funcionar, comenta aí.

download:

http://www.elitegrounds.net/scUtilities/sckeychanger.zip

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Scmdraft 2

Apontado como o melhor editor de mapas para StarCraft, ele possui inúmero recursos, aceita plugins, ótimo editor de tiggers e muitos outros pontos fortes comprovam sua fama de ser o melhor. logo de cara percebemos o quanto ele é mais bem organizado que o StarEdit da blizzard.


Download:
http://www.stormcoast-fortress.net/downloads/scmdraft2ZIP/download/

StarCraft em Janela (StarCraft Windowed Mode)

Como é possuir uma resoluçãode 1280x1024 e mesmo assim ter que jogar um jogo que usa 640x480 em Tela cheia, sem falar em quem possui moniotor widescreen, é um verdadeiro problema. Mas seus problemas acabam, existe um modo de jogar StarCraft em modo de jenela, como um programa normal tipo word, copas, paciência, etc. Para isso você vai precisar de um luncher(não tem nada haver com aquele launch para não usar CD). Existem dois, mas eu só consegui baixar um, o Chaoslauncher, que também aceita plugins do outro( BWLauncher), ele é muito fácil de usar, extraia os arquivos e execute o arquivo "Chaoslauncher.exe", vá na aba "Settings" e em "installpath", aponte para a pasta onde StarCraft está instalado, vá para a abra "plugins" e marque "W-MODE", depois clique em Start e se deleite com seu StarCraft em janela, se sua resolução for muito alta e a tela do jogo ficar muito pequena, clique em 2x na barra de títulos da janela do jogo para duplicar o tamanho, para prender o ponteiro do mouse ao jogo, clique no botão com símbolo do mouse, para voltar, basta mover o mouse para fora da dela enquando segura ALT, e desmarcar.Qualquer dúvida falem que eu tentarei responder.


Download:

http://winner.cspsx.de/Starcraft/Tool/Chaoslauncher.zip

Leitores e Editores MPQ

Os arquivos MPQ da blizzard contem as informações dos seus jogos, são na verdade um formato de criptografia(com isso não é possivel saber os nomes dos arquivos compactados, sendo necessário uma lista com os nomes) e compactação. Mas existem programas capazes de ver atraves desses arquivos, podendo adicionar e remover arquivos de dentro dos arquivos MPQ. StarCraft também usa esses arquivos. Vou mostrar agora os melhores programas nessa categoria:


MPQ EDITOR

O melhor de todos, possui no proprio site uma list file, possui uma interna no arquivo e uma atualizada no site, recomendo a lista no site. É extremamente fácil de se mexer, lembra um programa de compactação como winzip. Quando iniciarem pela primeira vez, indiquem o local onde arquivos podem ser extraidos e o local das listas. Quando for abrir arquivo MPQ de StarCraft, selecionem em "use external list file together..." a lista de StarCraft "Starcraft BW.txt". Suporta os scrips do mpq2k(o mais estável de todos, só que em linha de comando).

Download:
http://www.zezula.net/download/mpqediten32.zip

Lista dos Arquivos dentro dos MPQ:
http://www.zezula.net/download/listfiles.zip


WinMPQ
Uma versão que diz ser melhor que o MPQ editor, embora eu prefira o primeiro, ele foi criado por  shadowflare, um site que possui muitos utilitários para StarCraft (fiquem tranquilos, vou mostrar todos os importantes de la aki). aceita também scripts do mpq2k e lista do MPQ Editor. Precisa de complementos VB para rodar, disponíveis no site do desenvolvedor, vou postar os links deles também:

download:
http://shadowflare.samods.org/cgi-bin/download.cgi?WinMPQ.zip

Necessários:
http://shadowflare.samods.org/download/Vbr4.zip
http://shadowflare.samods.org/download/RunPack3.zip


MPQ2K (Mo'PaQ 2000)


 O mais velho e estável, realiza tarefas básicas e é o melhor para se usar com scripts(se olharem direito, vão ver que a tradução que tem no site utiliza ele). Precisa e umas dlls na pasta para rodar, é fácil de se mexer nele também, embora seja em linha de comando, vou colocar o link dele completo e pronto para uso:


Download::
 http://sharex.xpg.com.br/files/4929256140/mpq2k.rar.html




qualquer dúvida sobre os programas, comentem que eu respondo.

domingo, 4 de outubro de 2009

7x Patch

Abro agora o marados Ferramentas e Utilitários, onde você vai encontrar um bocado de coisa para mexer em todo seu StarCraft, e em breve postarei ensinando como traduzir o jogo, num tópico multilinhuguagem(in english too). Mas pos enquanto vai o 7x Patcher, ele é um canivete suíço, Criado por russos, ele atauliza seu StarCraft Para qualquer versão, adiciona gateways (alguns famosos já pre configurados), extrai as campanhas,muda a key, configura a pasta do jogo,registra o jogo no sistema e muito mais...

baixem ele direto do site:

http://starcraft.7x.ru/files/patcher7x/mega7xpatcher_1-16-1.exe

só pra ter uma idéia do quanto os caras são viciados, olhem a página inicial (http://starcraft.7x.ru), e vejam o tamanho do site.